Escola Bíblica Dominical
Lição nº 5 – 1º de maio de 2011
A Importância dos Dons Espirituais (Rm 12:1-8; I Co 12:1-14; Ef 4)
A Importância dos Dons Espirituais (Rm 12:1-8; I Co 12:1-14; Ef 4)
TEXTO ÁUREO:
VERDADE PRÁTICA:
TEXTO BASE:
OS ATRIBUTOS DE DEUS
Existem três atributos que são, irrevogavelmente, de Deus: A ONISCIÊNCIA, a ONIPOTÊNCIA e a ONIPRESENÇA. Contudo, Deus distribui, entre os seus servos fiéis, os diferentes dons, como dádiva, presente para quem busca a santificação e a perfeição à altura de Cristo. (Fil. 1:6; Ef. 4:13)
1. O que é dom? | Palavra que vem do lat – donu – significa dote natural, merecimento, privilégio, poder, donativo; dádiva; benefício, prenda, talento, mérito, aptidão, faculdade, capacidade, habilidade especial para fazer algo. É um bem que se goza, considerado como uma concessão da Providência. Segundo a Teologia, é um bem espiritual proporcionado por Deus; graça, mercê. |
2. Quais os tipos de dons? | Naturais Ministeriais Espirituais |
Dons naturais – Segundo a semântica secular, consiste na capacidade que o indivíduo traz desde o nascimento que lhe proporciona facilidade para desempenhar determinadas funções. Faz parte das inteligências emocionais e está ligado às habilidades e competências do ser humano. Isso a que se chama, também, de talento ganhamos como herança de nossos antepassados e depende de nós para o desenvolvermos ou não. Exemplos: cantar, falar, tocar, aconselhar, decorar, pintar.
Talentos e dons espirituais fazem parte da capacitação de Deus para que você realize todas as tarefas que lhe forem atribuídas com excelência.
Talentos e dons espirituais fazem parte da capacitação de Deus para que você realize todas as tarefas que lhe forem atribuídas com excelência.
Todos os homens e todas as mulheres receberam talentos de Deus, independentemente de aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Esses talentos resultam de uma combinação genética.
ü Quando recebemos conhecimento e o utilizamos na causa de Deus, chamamos de DOM NATURAL. (Ex. 35:31-35).
Dons ministeriais – são missões que o Senhor dá aos seus servos para trabalhar em Sua Obra. Ef 4.11 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.
Esses dons são dados a cada um que os busca para trabalhar na Seara do Senhor. Eles capacitam a pessoa e contribuem para que a Igreja tenha uma organização administrativa de forma que atendam às necessidades do povo de Deus. É o próprio Espírito de Deus que distribui a cada um os seus dons, segundo seu consentimento: nem todos têm de fazer tudo, mas cada um precisa fazer a sua parte. Os dons são tão diversos como são as pessoas. Rm 12:3-8
ü
ü
ü
3. Dons Espirituais – são recursos extraordinários que o Senhor Jesus Cristo colocou a disposição da Igreja, mediante o Espirito Santo, com objetivos especiais: (Rm 12)
• aperfeiçoamento dos santos (ef. 4:11-12);
• A ampliação do conhecimento, do poder e da proclamação da palavra de Deus pelo seu povo (I Co 12: 4-11); (2ª Pe. 3:18) .
• Chamar à atenção os incrédulos à realidade divina (1º Co. 14:24-25);.
4. DOM É PROMESSA DE DEUS (Jl 2:28-30; Gl 3:24-29; I Co 12:13); (Ez. 36:27); Ez. 37:14).
Devemos buscar os dons espirituais com fervor e fidelidade para uma grande renovação (At. 1:4-8);
5. QUAIS SÃO OS DONS ESPIRITUAIS? (Rm 12)
5.1. O dom de profetizar é superior ao de línguas ( I Co 14:5);
5.2. 0s dons espirituais devem refletir a verdadeira conversão do crente (I Co 13:1-3)
5.3. Devemos usar os dons com ousadia e discernimento ( I Pe 4:10-11); (I Co 12:3); Ef
4:14)
Conclusão:
1º) Deus concede os dons a Sua Igreja na medida da necessidade. E isso acontece de forma irrevogável, (Rm 11:29-32) porém se a pessoa não obedecer a Deus, não poderá de forma alguma desenvolver os dons que recebeu. O Espírito Santo é quem dá a força para que nós desenvolvamos nosso dom.
2º) A grande lista de dons no Novo Testamento ilustra o fato de que Deus revestiu a Sua Igreja com os dons específicos de que precisa para as tarefas que Ele confiou aos seus Servos. Deus dá para cada um, naquilo que for útil.
3º) Não julgue ser maior o dom que seu irmão recebeu do SENHOR em relação ao seu. Todos os dons são para serem usados de forma a contribuir para a edificação da igreja do SENHOR.
4º) Tampouco julgue o irmão maior que o dom recebido.
5º) Devemos procurar entender O Chamado de Deus e a nossa missão na causa de Deus I Co 1:26-31; Ef 4:1-7; II Tm 1:8 e 9 2; Pe 1:10.
6º) A fé é um dom de Deus e o maior de todos os dons é a Salvação: Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Efésios 4:7